Spirit: O Corcel Indomável (2002)
Lançado em 2002 pela DreamWorks, Spirit: O Corcel Indomável é uma animação infantil que emociona e envolve desde a primeira cena. O filme conta a aventura de Spirit, um cavalo selvagem que vive no Velho Oeste americano, o animal tem um espírito livre por natureza e ama a liberdade que a natureza lhe proporciona. A aventura começa quando Spirit vê uma luz distante no morro, quando decide investigar é surpreendido por um acampamento de humanos, então é capturado e levado à um curral. Por ser um cavalo difícil de domar, os humanos deixam Spirit três dias sem água e nem comida para cansa-lo. O Coronel então tenta domá-lo, porém esse cavalo é indomável e Spirit consegue fugir com a ajuda de um índio que tinha sido capturado a pouco. Quando chega na aldeia do seu novo amigo, o protagonista de apaixona por uma égua, mas após um ataque dos humanos eles se separam e Spirit é capturado novamente. Porém, o cavalo não se rende tão facilmente e consegue escapar novamente e reencontra seu amor e o amigo que vez ao decorrer da aventura, Spirit então, consegue voltar ao seu bando e reencontrar sua família e amigos.
A decisão de fazer animais que não falam é ousada, mas muito bem-sucedida nas mãos dos diretores Kelly Asbury e Lorna Cook, que fazem um ótimo trabalho em quebrar barreiras, provando que é preciso apenas de uma narrativa atrativa e um trabalho bem feito para cativar quem assiste.
A trilha de Hans Zimmer desempenha um papel essencial para a dramaticidade do filme, por conta de os animais não falarem, as músicas e as expressões corporais conseguem trazer toda a carga emocional que o filme carrega.
Spirit apesar de tratar de temas sérios, constrói uma narrativa interessante e descontraída para crianças.
Spirit marcou a vida de muitas crianças que se lembram até hoje de suas músicas tão cativantes e memoráveis. Além de trazer a nostalgia ao ver sua arte estonteante e paisagens muito bem construídas.