top of page

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)

A indústria cinematográfica sempre careceu de bons filmes de piratas. Historicamente falando, é difícil encontrar alguma produção memorável desse gênero. Em 2002, a Walt Disney Pictures apostou em um filme com essa temática, porem não com a produção feita na adaptação de um livro, quadrinhos, ou algo do tipo , mas em uma das Grandes atrações do parque , Os Piratas do Caribe, e assim a produção de A Maldição do Pérola Negra teve início. Estreando em 2003, o filme, que teria uma pegada de ação, aventura e comédia, foi um sucesso absoluto de bilheteria e crítica, sendo até indicado a cinco categorias no Oscar: Melhor Ator, Melhor Maquiagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.
  O filme dirigido por Gore Verbinski  e produzido por Jerry Bruckheimer conta a jornada do excêntrico Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) e o ferreiro Will Turner (Orlando Bloom) enquanto eles tentam resgatar a jovem Elizabeth Swann (Keira Knightley) da tripulação amaldiçoada do navio Pérola Negra, comandada pelo terrível Capitão Hector Barbossa (Geoffrey Rush).
    Johny Depp ,  já havia interpretado personagens de sucesso no cinema, como um dos principais exemplos o Edward Mãos de Tesoura, mais foi nesse filme que ele realmente conseguiu ter um grande reconhecimento. Seu personagem é engraçado e carismático, Colocando o público em uma condição de afeiçoamento para com ele, desde do primeiro instante em que aparece. O ator também consegue entregar ótimas sequências de ação, que se tornaram memoráveis nas lembranças dos fãs da franquia. O papel do nosso querido e peculiar Jack Sparrow rendeu a Depp a primeira de suas três indicações ao maior prêmio da academia, no ano seguinte.  
    A fotografia de Piratas do Caribe é bem equilibrada principalmente em relação as ações do atores , as lutas e as cenas de aventura em geral , todas com o mesmo elemento positivo, que é a qualidade das coreografias , o que implementa um ritmo super interessante para o andamento da narrativa. Em relação ao aspecto visual , mais especificamente tratando sobre o tema cores, O filme adota uma paleta mais esverdeada , e um pouco azulada também , com tons mais escuros , o que evidencia e valoriza a representação das locações e até dos próprios piratas.
    A composição que foi produzida em algumas partes pelo Grande compositor Hanz Zimmer , é um destaque a parte, além do fato de ser facilmente reconhecida , por ser marcante , emprega um ritmo digno de um filme de Piratas, e mais que isso do gênero aventura .Em algumas ocasiões você sente a falta de algo mais abrupto sonoramente falando , mas ela consegue  cumprir o seu papel quando evocada.

Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra - Trailer Dublado
Reproduzir vídeo
bottom of page